Biografia

    Uma mistura de experiência e modernidade. Assim podemos definir a Santo Graal. A harmonia da pluralidade de ideias e a diversidade de influências estão presentes a cada apresentação e composição.

Surgida em 2000 e radicada desde 2007 em São Paulo/SP, a Santo Graal se denomina uma banda de Metal Sinfônico. 

   O primeiro álbum, auto intitulado, da Santo Graal foi lançado em novembro de 2006.  Apesar de ainda não representar de forma fidedigna a concepção estética que a banda procurava, possibilitou sua participação em coletâneas no Brasil e no Japão, além da participação em festivais independentes e regionais.

Ao dividir o palco com grandes bandas do rock nacional, a Santo Graal ganhou a indicação como “Destaque Regional” no Prêmio Dynamite de música independente em 2007, além de um convite para representar o Brasil na Europa em 2008 tocando no Arena Best Rock em Portugal. 

Foi neste período de vários convites pra shows que a banda resolveu se radicar em São Paulo/SP para facilitar a logística de viagens e otimizar sua agenda de shows. Isso forçou a banda a uma reformulação em seu line-up. 

No final de 2019 o grupo lança o single “Sunshine II”. Logo no início do ano seguinte é lançado o vídeo deste single, sendo o primeiro clipe na história da banda, o qual ganhou o prêmio de um dos melhores clipes do ano de 2020 pela equipe “O Subsolo”. 

    Em 2020, apesar da pandemia, a banda continuou produtiva, lançando os singles “Rebirth”, “Open Your Eyes”, “Mistake Shadows” e “Troubled Heart” , culminando no lançamento de seu segundo álbum: "Dark Roses" no final de 2020, o qual é composto por todos os singles lançados no ano, além das faixas “Dark Roses” e “Whisper of Soul”. 

Junto com o lançamento do álbum, a banda estreiou também seu segundo vídeo clipe, desta vez para a faixa título homônima “Dark Roses”. O clipe foi todo gravado na cidade de Holambra/SP.

Com o agravamento das restrições em 2021, a banda retorna ao estúdio e no dia 31 de outubro lança o single “Lesser Evil” juntamente com seu terceiro clipe , aproveitando a ocasião do Halloween. 

      Durante a divulgação do single “Sunshine II” em 2020, a banda recebeu o convite para o show de abertura da cantora Tarja Turunen na sua turnê “Raw” em São Paulo, o qual ocorreu no dia 16 de abril de 2022 no Tokio Marine Hall. Como novidade, a banda lançou na ocasião deste show, o CD físico “Dark Roses Deluxe” contendo as músicas do álbum “Dark Roses” e mais 5 faixas bônus. A apresentação que foi muito bem avaliada pela crítica especializada e pelo público, rendendo várias matérias e entrevistas. 

Atualmente a banda está focada em sua agenda de shows e paralelamente concebendo novas composições em estúdio, explorando suas influências de música clássica e do metal.




Nenhum comentário: